terça-feira, 7 de maio de 2013

Tutorial: Como manipular informações da Área de Transferência

Em primeiro lugar, é importante salientar que o tutorial a seguir foi baseado no Windows 7. Outro Sistema Operacional ou, até mesmo, outras versões do Windows podem apresentar (e provavelmente apresentarão) divergências nos passos aqui descritos. Nesse caso, procure auxílio do bom e velho Google que a nuvem negra logo se dissipará.

Seguramente a maioria de nós acadêmicos, trabalhadores e até desempregados já ouvimos a expressão (aportuguesada) "printar", pelo menos alguma vez na vida. Mas o que isso significa? Para nós (modestamente me incluo) que somos ou já fomos (cá estou, precisamente) da área de TI, esta é uma das informações mais banais que há e este é, justamente, o erro mais repetido pelos profissionais da área: deduzir que todo mundo tenha a obrigação de saber o que ele sabe por julgar quase tudo banal!

Vamos, então, lançar luz sobre algo que desnecessariamente é muito mistificado: "printar" a tela nada mais é do que produzir uma imagem, uma captura, do que está sendo exibido na tela de seu computador em determinado momento. É como se fosse tirar uma fotografia, só que a câmera é o próprio computador.

Para se produzir "prints" de tela existem diversos programas que podem ser utilizados, mas o próprio Windows pode fazer isso sem maiores complicações (de uma maneira não tão automatizada, entretanto). Repare que no seu teclado há um botão chamado "Prt Sc / Sys Rq". Ele fica localizado na parte superior direita, normalmente próximo à tecla "F12":

Se você pressionar esse botão o Windows irá, imediatamente, capturar o que está sendo exibido em sua tela e deixará esse conteúdo na "Área de Transferência".

Área de Transferência é um lugar que "não existe", por assim dizer, pois não é visível ao usuário. É uma área de memória onde fica armazenada qualquer informação que o usuário copie de alguma fonte. Quando, por exemplo, você copia do Word um trecho de um texto ele é enviado instantaneamente para a Área de Transferência e quando você executa a função "Colar", simplesmente está enviando aquele trecho de texto da Área de Transferência para o local onde você efetuou a colagem. Tudo isso pra dizer que quando você pressionar a tecla "Prt Sc / Sys Rq" em seu teclado, a captura da tela vai ficar na Área de Transferência do Windows aguardando até que você cole o conteúdo em algum lugar ou, opcionalmente, copie novas informações para lá em substituição à informação anterior.

Para, finalmente, tornar tudo isso real vamos à prática: "printe" a tela (agora você já sabe como fazer isso), execute o programa Paint (basta clicar no botão "Iniciar" e digitar "paint" que o programa será listado para você executá-lo) e no menu de opções superior do Paint selecione a opção "Colar" ou, opcionalmente, opções "Editar" > "Colar" no barra de menus do programa, conforme exibido na figura:


Agora que o conteúdo foi colado da Área de Transferência, basta você salvá-lo em um arquivo. Para isso, clique no botão "Salvar" e selecione a opção "Imagem JPEG", nomeio o arquivo e escolha uma pasta de sua preferência e fácil memorização para acesso posterior (eu sugiro salvar na Área de Trabalho):


Outra operação muito comumente realizada é a extração de informações de um arquivo .pdf para geração de um arquivo .jpg (uma imagem). Para tanto, abra o arquivo .pdf que contenha a imagem que deseja extrair  e na opção "Editar" do menu do Adobe Reader (supondo que esse seja o programa padrão para manipular arquivos .pdf) selecione a opção "Copiar arquivo para área de transferência", conforme segue:


Daí em diante, utilize os conhecimento adquiridos sobre Área de Transferência e sobre o programa Paint para gerar o novo arquivo JPEG. Certamente você não terá mais dificuldades quando o assunto for "printar" algo!



Saudações Universitárias,


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